A prática da meditação é milenar e nos ajuda a olhar para dentro de si, acessando a paz e a tranquilidade interior.
Meditar não é parar de pensar, porque pensamos o tempo todo. Também não é mudar os pensamentos.
Meditar é treinar a capacidade de observar a si mesmo e o processo mental. É se conectar com o momento presente, com a consciência do agora, trazendo a atenção para a respiração. Desta forma, enquanto meditamos observamos os pensamentos que vêm e os deixamos ir, sem se identificar com estes pensamentos, sem permitir que tais pensamentos nos afetem naquele momento. Você respira profundamente, percebe o seu corpo, relaxa a musculatura, presta atenção nos sons ambiente, algum pensamento vem e você volta pro agora de novo, e faz isso repetidas vezes.
Geralmente deixamos o fluxo dos pensamentos proliferarem, indo ao passado e ao futuro constantemente. Com a meditação nos distanciamos desse processo mental e exercitamos a atenção plena no momento presente.
Quando estamos tensos e estressados nosso corpo está liberando hormônios associados ao mecanismo de luta e fuga, agitação e tensão nervosa, que em excesso trazem diversos prejuízos à saúde.
Ao meditar interrompemos essas reações de luta e fuga e deixamos o processo de relaxamento fluir pelo corpo, diminuímos o turbilhão mental e o corpo vai se reajustando ao agora.
Por isso, meditar alivia a ansiedade, o estresse, reduz a insônia e as crises de pânico, relaxa a mente e o corpo.
Meditar é se conhecer melhor e aprender a lidar com os estímulos de fora e manter-se centrado no agora. Isso cria um espaço a mais entre um estímulo do mundo exterior e a nossa resposta. Assim, os efeitos da meditação se extendem para a vida como um todo. Com esse tempo entre ação e reação, temos tempo de observar melhor o que acontece, avaliar a situação e responder de forma mais sensata e dosada. Estes efeitos ficam visíveis no nosso dia-a-dia, no trabalho, nos relacionamentos e em tudo que pode gerar estresse.
Estudiosos da meditação sugerem meditar durante 1 minuto a cada 3 horas, ou uma meditação no dia de 15 minutos. Você tem esse tempo pra você?
Talvez você esteja pensando: isso pode ser maravilhoso, mas não é para mim. Ou: mas eu não consigo. Eu não tenho tempo. Agora não dá, quando tiver as condições ideais eu faço.
E vou confessar que eu, Suélen, também já dei estas desculpas diversas vezes. Eu conhecia os efeitos da meditação, mas achava que estava tudo certo porque eu dava conta da minha vida mesmo sem ela. Então meditava muuuito pouco, coisa de 2 vezes no mês só.... E por estar ocupada em dar uma desculpa ao invés de tentar meditar com mais frequência, eu não me permitia usufruir desta prática maravilhosa diariamente.
E aí veio a pandemia e mudou tudo! Eu percebi que eu podia meditar todos os dias e como isso podia me ajudar. Comecei a fazer práticas simples de meditação e a constância disso foi me transformando. Eu estou sem fazer palestras a 2 meses e meio, com 2 crianças em casa com rotina escolar em casa.... eu poderia estar surtando de preocupação com as contas e estressada com toda a situação. Graças a Deus não surtei. Estou bem e em paz e a meditação tem me ajudado muuuuuuito. E olha que consigo meditar com as crianças acordadas ou dormindo, porque digo a elas que preciso meditar e que não me interrompam durante 10 minutos. Às vezes a minha menina vem, senta no meu colo e fica...às vezes consigo terminar a meditação, às vezes não. O que importa é que estou priorizando aquele momento.
Não existe momento ideal, nunca vai existir condições perfeitas para isso.
A questão é se permitir, se priorizar, tentar, riscar desculpas, tentar de novo. Não deu certo, não tem problema, depois tenta novamente.
A cabeça não parou de funcionar? Saiba que ela não vai parar mesmo, vai só diminuir o turbilhão e atenção no agora vai crescer. Deu agonia? Respira fundo diversas vezes e diga a você mesmo que você consegue. Não se dê por vencido. Nossa mente fica acostumada e acomodada, estranha algo novo e diferente e por isso te empurra a repetir padrões. Ensine a sua mente a priorizar sua saúde e qualidade de vida. Não diga que não consegue se nem tentou. Não diga que não tem tempo porque a vida dá 24 horas para todos, talvez você precise organizar o seu tempo e priorizar sua paz.
O maior investimento que podemos fazer é em nós mesmos, para estarmos bem para as pessoas e para o mundo que precisa de gente centrada e equilibrada. Sua sanidade mental não tem preço.
Dito isso, eu te desafio a meditar no áudio que segue e que gravei especialmente para este momento. Use fones de ouvido e sente-se no lugar mais sossegado da sua casa.
https://www.youtube.com/watch?v=YD7O3uGYyjI
Paz e quietude mental a você.
Forte abraço!
Suélen Amorim
Quero te agradecer pelos seus atendimentos com Thetahealing, já fiz isso pessoalmente nos nossos encontros, mas desejo deixar minha gratidão também por escrito. Desde que iniciamos os a...
Eu me chamo Célia e fiz o Compromisso do Autoconhecimento com a Suélen Amorim. Foram dias maravilhosos e libertadores, eu aprendi muito, descobri qualidades em mim que até então não sab...
Tive a oportunidade de conhecer o brilhante trabalho da Suelen tanto no consultório quanto nas palestras. O tratamento que fiz foi fantástico e até hoje aplico muitas dicas no meu dia a d...