Quando você vive de acordo com os seus valores pessoais e estes estão em ressonância com aquilo que você atua profissionalmente, você sente paz interior. Quando seus talentos vão de encontro às necessidades do mundo, você se sente útil. Quando você gosta do que faz e se dedica para lapidar os seus talentos, você se torna excelente e se destaca. E quando isso que você gosta e faz de melhor sendo útil para o mundo pode também ser remunerado, você se sente de fato vivo e preenchido de uma energia intensa e contagiante, de algo que chamamos de propósito.
Eu, particularmente, nunca consegui trabalhar muito tempo com algo que eu não gostasse de fato. Atuar numa área que me despertasse o interesse pessoal sempre foi a premissa para guiar meus passos profissionalmente. E por isso escolhi a Naturologia como curso acadêmico. Lembro-me de ouvir algumas pessoas falando que eu nunca iria conseguir trabalhar com as terapias naturais. Eu na verdade nem estava muito preocupada com isso. Sentia um êxtase tão grande em poder estudar um assunto que gostava tanto que respondia às pessoas: “Se eu não conseguir viver disso, ao menos farei para meu crescimento pessoal”.
Obviamente, nosso interesse pessoal é despertado em atividades que exploram e lapidam nossos talentos inatos. É mais fácil e prazeroso estudar e trabalhar com conteúdos e atividades que fluam naturalmente de dentro de nós devido à potencialidade que temos naquela determinada área.
Durante a graduação, além de amar as terapias naturais e a visão holística do ser humano e do processo saúde-doença, percebi que também gostava muito da possibilidade de lecionar. Pouco tempo depois que me formei como naturóloga, comecei a dar aula no ensino técnico falando de práticas naturais para futuros técnicos em enfermagem. E me realizei! Ao trabalhar com algo que combine gosto pessoal e talento nato surge a paixão e vamos nos tornando muito bom naquilo que fazemos. E se pudermos ser pagos por isso, encontramos uma profissão. Isso traz uma satisfação muito grande.
Contudo, com o passar do tempo, se você não enxerga uma utilidade naquilo que faz, pode surgir uma sensação de vazio. Pode surgir um sentimento estranho que lhe acende um questionamento se você não poderia ir além e fazer da sua carreira algo realmente transformador para sua vida e para a vida de outras pessoas. Eu também sentia que podia ir muito além do que já fazia. Eu já havia realizado palestras voluntárias na comunidade em que moro sobre terapias naturais e na sala de aula já abordava temas mais amplos sobre vida de qualidade e desenvolvimento humano. Por isso, chegou um momento no qual eu me encorajei a realizar palestras profissionalmente e utilizar meus recursos internos para fazer, quem sabe, a diferença na vida das pessoas. Minha intenção é levar questionamentos que possam sacudir a forma como as pessoas enxergam a si mesmas e ao mundo, assim como, reflexões que possam transformar a forma como as pessoas se sentem.
E então encontrei o meu propósito de vida e senti um “Uaaaaallllllllllllll!!!!!!!!!” interior imenso! E descobri meu Ikigai, fazendo eu me sentir viva de verdade. Ikigai é um palavra japonesa que se traduz “a razão de ser” ou “aqueles objetivos de vida que nos fazem levantar todas as manhãs”. Para os japoneses, todo ser humano carrega o seu próprio ikigai no seu interior e é essencial descobri-lo e torná-lo seu de verdade. Se você descobre seu ikigai e vive de acordo com ele, consegue se comprometer consigo mesmo e enfrentar qualquer dificuldade.
O ikigai é modelado pelo encontro de quatro dimensões básicas: a sua paixão, a sua vocação, a sua profissão e a sua missão na vida. Na intersecção destes quatro aspectos nos sentimos satisfeitos, entusiasmados, confortáveis e com senso de plenitude. Ao cruzar estes quatro aspectos percebemos qual o nosso propósito de vida. E quem tem uma vida de propósito alcança resultados extraordinários e experimenta uma vida recheada de sentido que gera uma energia intensa e contagiante.
Você já encontrou o seu ikigai? Não? Ainda dá tempo!
Estou à sua disposição para lhe ajudar a enxergar o seu ikigai e a ter também uma vida de propósito.
Um forte abraço!
Suélen dos Santos Amorim
Proprietária da Potencializar Treinamentos
Coach, Palestrante e Analista Comportamental
Bacharel em Naturologia Aplicada
Especialista em Acupuntura e em Psicologia Multifocal
As palestras da Suelen são maravilhosas, tocam nossa alma trazendo luz e amor! Com vc aprendi a agradecer e ver o lado bom, mesmo nas dificuldades. Suas palestras enriquecem o conhecimento ...
Eu sou a Vanessa e participei do Compromisso do Autoconhecimento com a Suélen Amorim. Foi uma semana simplesmente incrível e leve. Apesar das atividades que tínhamos em alguns momentos se...
Quero te agradecer pelos seus atendimentos com Thetahealing, já fiz isso pessoalmente nos nossos encontros, mas desejo deixar minha gratidão também por escrito. Desde que iniciamos os a...