Escutei num curso que fiz recentemente, a seguinte frase: 'Autoconhecimento é ouro em pó'.
Curioso, não acha? Isso porque se conhecer e se entender tem muito valor e gera muito poder. É valoroso porque quando entendo a mim mesma e como funciono, como me sinto e por que sinto determinadas emoções e sentimentos, consigo lidar melhor com o mundo interior e, consequentemente, com o mundo exterior. Só podemos gerenciar nossa emoções, exercitar o autocontrole e tomar decisões sábias através do autoconhecimento.
Então, autoconhecimento é o exercício da observação de si mesmo, da reflexão contínua sobre aquilo que se passa dentro de nós e da forma que reagimos ao mundo de fora. É um processo contínuo que nos ajuda a ter clareza de quem somos.
Autoconhecimento também gera poder para atuar na própria vida. Através deste exercício de aprender a reconhecer nossas habilidades, talentos e pontos fortes, assim como nossas dificuldades, fraquezas e pontos com necessidade de melhorias, podemos alcançar melhores resultados e isso torna-se um diferencial na vida profissional.
Você pode percorrer diversos caminhos que lhe coloca nos trilhos do autoconhecimento: fazer meditação, acompanhamento terapêutico com profissionais habilitados, conhecer o seu perfil comportamental, ler bons livros sobre o comportamento humano, a constância do exercício físico também colabora e ainda refletir sobre si mesmo através de perguntas poderosas.
Eu, Suélen, já iniciei essa jornada há um bom tempo e hoje ainda me surpreendo com o que continuo enxergando em mim mesma. É um processo que não termina nunca e pode até amedrontar no começo. Sim, porque muitas vezes é difícil encarar nossas fraquezas, falhas, dores do passado, bloqueios gerados há tempos... É preciso coragem para olhar para si mesmo e é aí que está o 'pulo do gato'. Quando nos observamos e nos entendemos temos condições de nos lapidar e nos transformar. É no silêncio de nosso coração, é na entrega das nossas limitações, é no enfrentamento com a nossa vulnerabilidade que encontramos nossa força, que reconhecemos que podemos ser mais fortes do que imaginamos e assim inicia a mudança interior para deixar brilhar quem realmente somos e nascemos para ser.
Por isso, segue abaixo algumas perguntas para que você se permita mergulhar dentro de si.... eu já me fiz estas perguntas e de vez quando volto nelas. É forte refletir e responder, mas ao menos se demore nelas e deixe a sua mente se abrir a tais perguntas, mesmo que não tenha respostas a quase nenhuma delas.
Lá vai:
O que você acha que as pessoas pensam de você?
O que você gostaria que as pessoas pensassem de você?
Quanto você se importa com a opinião alheia?
Quem é você?
Quem é você, sem citar nome, idade ou profissão?
Como você gostaria de ser?
O que está certo sobre você que você não está percebendo?
O que você está recusando ser para validar a realidade de outra pessoa?
Quais são as suas realizações do passado que são para você motivo de orgulho?
Quais são as suas paixões na vida?
Quais experiências e aprendizados você tem acumulado?
Quais são as suas forças pessoais?
Qual a coisa ou a pessoa que mais irrita você?
Qual o seu propósito neste mundo?
Qual contribuição pode ser para este mundo?
Quanto você tem cuidado de você mesmo?
E então? Muito difícil ou nem tanto?
Deixe as respostas 'quicarem' gradativamente, não se apegue a elas... apenas pergunte e deixe fluir....
Sempre tem espaço para melhorar no que já somos bons. E não adianta ser um expert em algo sem autoconhecimento. É como construir uma casa na areia, cedo ou tarde desmorona porque autoconhecimento é a base para uma vida saudável emocionalmente.
Assista ao vídeo abaixo de uma relaxamento que gravei com perguntas sobre autoconhecimento para expandir a sua consciência:
https://www.youtube.com/watch?v=fU66iq6nrOM
Tenha um dia de paz e reflexão!!!
Suélen Amorim
As palestras da Suelen são maravilhosas, tocam nossa alma trazendo luz e amor! Com vc aprendi a agradecer e ver o lado bom, mesmo nas dificuldades. Suas palestras enriquecem o conhecimento ...
"Tive o prazer de assistir as palestras de Suélen Amorim. Ela me transmitiu muita esperança, sabedoria e fé que as pessoas podem sonhar em tentar simplificar a vida para ser mais feliz. A...
O que falar do trabalho da Suelen? Ela entrega muito mais que um processo de coaching. Ela integra com mestria todo seu conhecimento e autoconhecimento, tornando o processo realmente transf...